dicas

Vazamento

Borrachinha: O vazamento na rosca pode ser identificado com espuma de água e sabão.  Confirmando o problema, a borrachinha deve ser trocada por uma nova, muitas vezes o material com que é feita pode ressecar e causar vazamento do gás.

Dicas

Instalação

Registro: O registro quando instalado, incorretamente é uma das causas mais comuns de vazamento de gás.  Se a instalação foi feita de forma incorreta, e o problema for com a rosca da válvula, chame a assistência técnica.  Eles vão refazer a rosca, reinstalar o registro e verificar se o problema persiste.  Muitas vezes pode não ser vazamento e nem instalação, e sim problema com os equipamentos que funcionam a gás.

 

Equipamentos

Aquecedor/Fogão/Secadora:

Os equipamentos como aquecedor, fogão e secadora também podem apresentar problemas de entupimento ou vazamento.  Um exemplo é quando o fundo da panela fica preto.  Neste caso, o cliente deve ser orientado a procurar um técnico para fazer a manutenção dos bicos do fogão, ou em outros casos, a assistência técnica do fabricante pedindo por reparos.

 

Atenção!

Se ocorrer um vazamento de grande intensidade e com cheiro característico forte, alguns procedimentos são muito importantes:

  1. Mude para fechado a alavanca do regulador de pressão de gás;
  2. Afaste-se do local.  Alerte a assistência técnica sobre o vazamento;
  3. Não acione interruptores de eletricidade e não ligue nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou que possa produzir faísca;
  4. Desligue a chave geral de eletricidade, somente se ela estiver fora da residência;
  5. Não fume, não acenda fósforos ou isqueiros;
  6. Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;

 

Em casos mais graves, quando você não conseguir solucionar o problema, chame o Corpo de Bombeiros (193).
Dicas
  1. O GLP é extraído do Petróleo Bruto, através do processo químico chamado de refino.
  2. Ele é formado pela mistura dos gases Butano e Propano. O gás Liquigás do campo de Macaé é rico em propano o que o torna um GLP com maior poder calórífico (aquece mais rápido) e conseqüentemente em maior economia para os clientes.
  3. O GLP apesar de ser um gás se encontra em estado líquido dentro do vasilhame (botijão), devido à pressão interna que é de aproximadamente de 10 KG.
  4. O GLP ocupa um espaço dentro do botijão de cerca de 80% de seu volume, os 20% restantes do espaço é utilizado pelo líquido para a sua evaporação que ocorre quando abrimos o registro da válvula (click do botijão).
  5. Esse processo ocorre da seguinte forma: quando abrimos a válvula diminuímos a pressão de dentro do botijão fazendo com que o GLP em estado líquido (por causa da pressão), evapore passando assim para o estado gasoso e saindo na boca do fogão.
  6. O GLP é um gás inodoro, ou seja, sem cheiro. Por isso para a segurança das pessoas que o utilizam é adicionado ao GLP na refinaria um odorante (que causa cheiro) o etil-mercatan, para que possamos identificar vasamentos.
  7. O botijão comprado pela dona de casa possui o peso líquido de 13 Kg (quantidade de GLP no vasilhame).
  8. O GLP é um gás altamente inflamável, por isso ao sentir um cheiro forte causado pelo vasamento não acenda nenhuma luz ou não induza nenhuma centelha elétrica ou acenda fósforos e cigarros. Abra todas as janelas e se possível retire o botijão de dentro de casa e se afaste do local, e ligue 193 (Bombeiros) o mais rápido possível.Lista com dicas sobre o manuseio de botijão de gás e segurança em caso de vazamentos e/ou possíveis acidentes e prevenção. Podendo conter fotos dos produtos com especificação.